A ansiedade é um sentimento de apreensão, medo ou nervosismo que pode ser provocado por diversos fatores, como a preocupação com o futuro, problemas no trabalho, na escola ou na vida pessoal.
A ansiedade pode afetar a qualidade de vida das pessoas, prejudicando o sono, o apetite, o humor e o desempenho nas atividades diárias. Além disso, pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a hipertensão, a depressão, fobias, pânico e a gastrite.
Para lidar com a ansiedade, é importante identificar os fatores que a provocam e buscar ajuda especializada. A busca por terapia sempre traz benefícios, pois ela ajuda a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos que contribuem para a ansiedade. Além disso, a terapia pode ajudar a melhorar o relacionamento com os outros e a lidar com as emoções. Existem diversas técnicas de tratamento, como a Terapia Cognitivo-comportamental, que podem ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade.
É importante lembrar que a ansiedade é uma emoção normal e que todas as pessoas a sentem em um nível regular. O problema é quando a ansiedade se torna excessiva e interfere no cotidiano das pessoas, chegando a paralisar suas vidas.
Os sintomas mais comuns da ansiedade são:
-
- Sensação de apreensão
- Medo excessivo
- Preocupação excessiva
- Pensamentos obsessivos
- Ansiedade social
- Dificuldade para relaxar
- Tensão muscular
- Dores de cabeça
- Insônia
-
- Boca seca
-
- Tontura
-
- Diarreia
-
- Náuseas
-
- Alterações no apetite
-
- Sensação de inquietação ou agitação
-
- Dificuldade para se concentrar
-
- Irritabilidade
-
- Sensação de cansaço
-
- Ansiedade normal e ansiedade excessiva
A ansiedade saudável é aquela que nos motiva a buscar novas conquistas e nos faz enfrentar os desafios, é aquela que nos faz sentir alerta e nos prepara para enfrentar um possível perigo. Ela nos ajuda a tomar decisões rápidas e a agir de forma mais eficiente.
Já a ansiedade não saudável é a que nos causa desconforto constante, nos paralisa, nos faz sentir medo e insegurança de forma excessiva, e nos impede de realizar nossos objetivos. A ansiedade excessiva é a que nos torna nervosos, inquietos e nos faz perder a concentração. Ela pode nos levar a ter problemas de sono, alimentar, de concentração, de memória, e a ter um maior risco de sofrer de doenças cardíacas e de outros problemas de saúde.
Quando buscar ajuda profissional?
A busca por ajuda psicológica para ansiedade deve ser feita quando o indivíduo perceber que a ansiedade está interferindo em sua qualidade de vida e não esperar ter uma crise mais séria. Muitas vezes, a ansiedade é confundida com nervosismo ou medo, e é importante procurar ajuda profissional para que não chegue a um estado crítico.
Para lidar com a ansiedade, é importante identificar os fatores que a provocam e buscar ajuda especializada. A busca por terapia sempre traz benefícios, pois ela ajuda a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos que contribuem para a ansiedade. Além disso, a terapia pode ajudar a melhorar o relacionamento com os outros e a lidar melhor com as emoções.
Existem diversas técnicas de tratamento, como a Terapia Cognitivo-comportamental, que ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade, guiando a pessoa a identificar, entender, e modificar seus pensamentos e comportamentos que estão relacionados à ansiedade. Essa terapia ajuda as pessoas a identificar e modificar os padrões de pensamentos negativos que podem estar contribuindo para a ansiedade.
Além disso, a Terapia Cognitivo-comportamental ajuda as pessoas a aprender a gerir melhor as suas emoções e a lidar de forma mais eficaz com a ansiedade, ao mesmo tempo que pode trabalhar outros aspectos da vida.